quarta-feira, 29 de março de 2017

Dia de magia e encantamento da palavra!

E fez-se a Beleza, o Sonho, a Poesia, o Encanto!

Projeto Teatro Griô em Flor
Somos Feitos de Sonhos e Histórias - Dia Internacional do Contador de histórias
Homenageada de 2017 - Mabel Velloso

O grupo Teatro Griô realizou no sábado, 25 de março de 2017, no Teatro do Goethe-Institut/ICBA, mais uma edição do evento anual “SOMOS FEITOS DE SONHOS E HISTÓRIAS – Dia Internacional do Contador de histórias”.

A homenageada deste ano foi a contadora de histórias, escritora, poeta, educadora, compositora e cordelista Mabel Velloso.

Foi realizada das 14 às 17 horas a Oficina “A Arte de Narrar histórias”, com Rafael Morais, para a qual se inscreveram mais de 400 participantes, e foram selecionadas 30 pessoas, de diversas profissões, formações, experiências, grupos, localidades e instituições distintas. Que tiveram contato com a metodologia do Teatro Griô e saíram entusiasmadas com a Vivência na Arte de Narrar histórias.

À partir das 18 horas aconteceu o Lançamento do livro “A Galinha Conquem”, com a autora Vanda Machado e a ilustradora Amarela. Com a Cantoria e Roda de Versos tendo contagiado a todos os presentes desde o Foyer até a Sessão de autógrafos num Teatro lotado de pessoas envolvidas com as Maravilhas da Arte de Narrar histórias.

Às 19 horas demos início à “Sessão de histórias e cantigas” com os Narradores do Teatro Griô cantando e interagindo com o público que participou ativamente tirando versos das flores artesanais e tomando o palco para cantar as trovas. Além da presença da homenageada de 2017, Mabel Velloso, que emocionou a todos os presentes com a sua bela, forte e singela palavra, estiveram presentes, narrando e cantando com o grupo, as homenageadas dos anos anteriores Lydia Hortélio, Vanda Machado e Sálua Chequer.

Mabel recebeu a nossa singela homenagem com muita alegria e emoção, declarou seu pertencimento e vínculo afetivo com o grupo como uma legítima Griô, contou histórias, leu um novo conto de sua autoria, falou de seus sonhos, compartilhou o sonho de menina que quando questionada, dizia que quando crescesse queria ser Farol. Para guiar os errantes navegantes, apontando o bom caminho e impedindo que naufragassem ou encalhassem. Mabel revelou que o ofício de educar e o de narrar é este Farol. Falou da importância de escutar o coração e de tomar e dar vacinas para não deixarmos de amar. Que espalhemos vacinas de amor! E contagiou a todos, que cantamos juntos como companheiros navegantes, parceiros da beleza, com muita simplicidade, sinceridade e poesia. Mabel recebeu flores, abraços, reconhecimento e muito amor dos narradores do Teatro Griô e do público presente, incluindo suas filhas e netos e devolveu generosamente com sua Palavra Viva, Valiosas histórias e Poesia.

Entre uma Roda de cantigas e outra, os nossos coordenadores e criadores do grupo Rafael Morais e Tânia Soares conduziram os narradores do grupo Teatro Griô e nossas convidadas, que narraram de maneira simples, valiosa e singela as histórias e envolverem o público com cantigas. O grupo narrou histórias do africano Ananse e de outros astutos personagens brasileiros, entremeadas com preciosas cantigas, onde não faltou até forró, com muita animação. Vanda Machado narrou uma bela história de Oxum, Sálua empolgou a todos com cantigas de tradição oral, acompanhada pelos narradores do Teatro Griô que encerraram a Sessão de histórias com Lydia Hortélio cantando com a gente de olhinhos fechados, tocando suave e profundamente a alma de todos nós.

E esta Festa da "Gente das Maravilhas" culminou com um feliz brinde de espumante e uma deliciosa torta em homenagem aos contadores de histórias.

Esta foi a terceira edição do evento criado pelo grupo para marcar o dia Internacional do Contador de histórias e homenagear essa gente das maravilhas, que é feita de sonhos e histórias. Em 2015 as homenageadas foram Lydia Hortélio, pesquisadora da música da Cultura da Infância e Vanda Machado, escritora e educadora, especialista em mitos afro-brasileiros. Em 2016, a homenageada foi a folclorista e Mestre em cultura popular Sálua Chequer.

Assim festejamos com os Narradores do Teatro Griô e outros convidados especiais, além da maravilhosa presença de Mabel, o Dia Internacional do Contador de histórias!

Esta é uma das ações do projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido há 18 anos, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.















A homenageada deste ano, Mabel Velloso é contadora de histórias, escritora, poeta, educadora, compositora e cordelista baiana nascida em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Filha de José Velloso e Claudionor Viana Teles Velloso (Dona Canô). Autora dos livros “Poesia Mabel”, “O Sal é um dom” “Histórias de Ogum”, “Barrinho”, “Medo do Escuro”, “O trenzinho Azul”, dentre outros. Muitas de suas músicas já foram gravadas por sua filha, Belô Velloso, e por sua irmã, Maria Bethânia. Em 2004 gravou, com Maria Bethânia, o CD "Brincar de Rezar" com as Meninas Cantoras de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário