quinta-feira, 30 de novembro de 2017

NOVIDADES! CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA DO TEATRO GRIÔ EM FLOR




TEATRO GRIÔ EM FLOR

Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral

O grupo Teatro Griô realizará de 12 a 17 de dezembro de 2017, no Teatro do Goethe-Institut/ICBA, Corredor da Vitória, em Salvador, uma nova edição do Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral – o Teatro Griô em Flor. Este Encontro permite revelar a arte de narrar histórias e aproximar o público de todas as idades, dos artistas, mestres narradores e pesquisadores que se inspiram na tradição oral das histórias, cantigas, versos e demais tramas populares.
O Encontro traz vasta programação com espetáculos, apresentações musicais, oficinas artísticas, rodas de cantigas e versos, cortejos, literatura de cordel, sessões de histórias com mestres narradores e rodas de conversa, com o grupo Teatro Griô e convidados notáveis como a narradora indiana Geeta Ramanujam, que virá da Índia à Bahia exclusivamente para apresentar-se no Teatro Griô em Flor e para realizar intercâmbio artístico com os fundadores e coordenadores do grupo, Rafael Morais e Tânia Soares. De São Paulo virão Regina Machado, narradora, escritora e criadora do Boca do Céu - Encontro Internacional de Contadores de histórias; e o Coletivo Avoa Voz formado por artistas pesquisadores de tradição oral que trarão a Salvador o espetáculo Fios de Memória. Do interior da Bahia virão dois admiráveis representantes da literatura oral, o escritor Ruy Póvoas e o cordelista Bule Bule. Sem esquecer da Prata da Casa, as ilustres narradoras Vovó Cici; Lydia Hortélio; Vanda Machado; Mabel Velloso e Sálua Chequer, que comporão a programação do evento. O Encontro contará ainda, além dos espetáculos do grupo Teatro Griô, com importantes apresentações musicais de Gabi Guedes, Celo Costa e grupo Corrupio.
Destacam-se no Encontro os espetáculos para todas as idades, inspirados em contos de Tradição Oral: “Minha Aldeia – Sessão e histórias e cantigas do Teatro Griô”; “Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça”; “Histórias de Causar Espanto”, “Um Tal de Pedro Malazartes... Histórias Façanhas e Artes!” e “A Sessão de histórias com Panôs”, com o grupo Teatro Griô.
Pessoas interessadas no universo das narrativas de tradição oral poderão vivenciar as oficinas artísticas: “A arte de narrar histórias”, com Rafael Morais; “Música da Cultura da Infância” com Lydia Hortélio; “Irê Ayó - Mitos Afro-Brasileiros” com Vanda Machado, “Arte de Tecer histórias” com Tânia Soares”.

O Mestre Bule-Bule fará a apresentação musical - “Cantoria de Viola”. Gabi Guedes, realizará seu show autoral “Pradarum”. Haverá ainda as apresentações musicais “Cantoria” com Celo Costa; “Essa Toalha tem Estória”, com Sálua Chequer; e show para a criançada com o grupo Corrupio.
Esta é a segunda edição do Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral, idealizado e coordenado por Rafael Morais e Tânia Soares. Este Encontro é uma das ações do projeto “TEATRO GRIÔ EM FLOR – Apoio às atividades artísticas de criação, formação, pesquisa, qualificação, aperfeiçoamento técnico, intercâmbio e manutenção do repertório do grupo Teatro Griô”. Este projeto propõe o apoio ao trabalho ininterrupto desenvolvido pelo Teatro Griô, grupo concebido há 18 anos, com metodologias próprias, a partir da interação estética entre o Teatro, a Tradição Oral, a Arte dos Narradores Tradicionais e dos Palhaços, da Cultura da Infância, da Literatura Oral e do Teatro de Rua. O projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SOBRE O GRUPO TEATRO GRIÔ
O Teatro Griô é um grupo artístico com 19 anos de estrada que desenvolve pesquisas e metodologias próprias inspiradas na Tradição Oral, na Arte de Narrar histórias, no Circo-Teatro e na Cultura da Infância. Criado pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, o grupo realiza diversas apresentações artísticas e desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades. Assim como o “Teatro Griô em Flor”, o grupo também realiza o Encontro de teatro de rua “Teatro a Céu Aberto”; o “Festa no Céu – Encontro Artístico de Valorização da Cultura da Infância”; e as “Noites Griô – Sessões para ouvir e narrar histórias”

PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira, 12 de dezembro:
20 horas – Abertura: Sessão de histórias e cantoria com o grupo Teatro Griô e os Narradores convidados do Encontro.
Quarta-feira, 13 de dezembro:
19 horas – Espetáculo Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça;
20 horas - Sessão de histórias com Ruy Póvoas (Itabuna-BA);
21 horas – Espetáculo Histórias de Causar Espanto.
Quinta-feira, 14 de dezembro:
Das 09 às 12 horas – Oficina Irê Ayó – Mitos afro-brasileiros, com Vanda Machado;
19 horas – Fios de Memória, com Coletivo Avoa Voz (SP); 
20 horas – Roda de Cantigas com Lydia Hortélio;
21 horas – Sessão de histórias com Regina Machado (SP).
Sexta-feira, 15 de dezembro:
Das 09 às 12 horas – Oficina Música da Cultura da Infância, com Lydia Hortélio;
19 horas – Cantoria, com Celo Costa e banda;
20 horas - Espetáculo Um Tal de Pedro Malasartes... Histórias, Façanhas e Artes;
21 horas – Sessão de histórias com Geeta Ramanujam (Índia).
Sábado, 16 de dezembro:
Das 09 às 12 horas – Oficina Arte de narrar histórias, com Rafael Morais;
15 horas – Apresentação musical Essa Toalha tem estória, com Sálua Chequer;
16 horas - Sessão de histórias com Mabel Velloso;
17 horas – Roda de Cantigas com Grupo Teatro Griô e Lydia Hortélio;
18 horas – Sessão de histórias com Panôs, com Grupo Teatro Griô e Vanda Machado;
19 horas - Espetáculo Causos de Zé Bocó e Mané Preguiça;
20 horas – Show com Bule Bule (Camaçari-BA).
Domingo, 17 de dezembro:
Das 09 às 12 horas – Oficina Arte de Tecer histórias, com Tânia Soares”.
15 horas – Apresentação musical com o grupo Corrupio;
16 horas - Sessão de histórias com Vovó Cici;
17 horas – Espetáculo Minha Aldeia – Sessão de histórias e cantigas do Teatro Griô;
18 horas – Show Pradarum, com Gabi Guedes e banda;
19 horas - Espetáculo Um tal de Pedro Malazartes... Histórias, Façanhas e Artes;
20 horas – Encerramento: Apresentação com Grupo Teatro Griô e convidados.

FICHA TÉCNICA:
Criação e Coordenação: Rafael Morais e Tânia Soares;
Participantes: Alice Carvalho, Amine Darzé, Ana Emília, Andréa Coelho, André Almeida, Bule Bule,  Camile Viana, Celo Costa, Clara Morais, Darluce Azevedo, Gabi Guedes, Gabriela Sampaio, Geeta Ramanujam, Grupo Corrupio, Helaine Ornelas, Josiene Borges, Layno Pedra, Lícia Brasileiro, Luciano Salvador Bahia, Lydia Hortélio, Mabel Velloso, Marcelo Jardim, Maria Iris, Rafael Morais, Regina Machado, Ricardo Andrade, Ruy Póvoas, Sálua Chequer, Tânia Soares, Valéria Ettinger, Vanda Machado, Vania Valadares, Victória Laens, Vovó Cici, Zidi Brandão.
Assessoria de Imprensa: Anne Pinto
Luz: Fernanda Mascarenhas
Designer: Tai Oliver 
Produção Executiva: Rafael Morais, Tânia Soares, Valéria Ettinger e Narradores do Grupo Teatro Griô.
Produção e Realização: Teatro Griô
Serviço:
O quê? TEATRO GRIÔ EM FLOR – Encontro Artístico Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral;
Onde? Teatro do Goethe-Institut/ICBA (Corredor da Vitória, 1809)
Quando? De 12 a 17 de dezembro de 2017, de terça-feira a domingo;
Quanto? Pague quanto quiser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário